Ciclo de 2 anos de Marte e Plutão
Vamos entender este ciclo de 2 anos entre Marte, o deus da guerra e da coragem e Plutão, o planeta do poder e da transformação.
Este ciclo teve início no dia 3 de Março de 2022 e findará em Fevereiro de 2024. No inicio do ciclo, Marte e Plutão encontraram-se aos 27º graus do signo de Capricórnio.
Plutão em capricórnio, desde a sua entrada em 2008, pretende grandes mudanças e transformações às velhas estruturas (Capricórnio) solicitando, de todos nós, a capacidade de empreender o nosso poder individual e coletivo em regenerar as velhas estruturas.
Capricórnio representa a autoridade, o poder administrativo, governamental, constitucional, as grandes instituições que lideram, seja na nossa casa, no trabalho ou na nossa sociedade! Representa o passado, o velho, o que é austero, rigoroso, com uma energia focada nas metas a concretizar.
Marte é o guerreiro, sendo que o signo onde ele se encontra determina a sua coragem e ousadia. Em Capricórnio, ele ganha força e foco em chegar à sua meta.
Referenciado as suas significações gerais, vamos analisar o seu ciclo, ciclo este que vai incidir sobre a nossa vida individual e coletiva, onde devemos verificar o ciclo e seus aspetos, quais as áreas de vida que são ativadas no nosso mapa natal. Tem a sua influência no micro e no macro, no individual e no coletivo.
Vamos estar atentos aos acontecimentos nestas datas:
O início do ciclo, dia 3 de Março, aquando da conjunção de Marte e Plutão em capricórnio, representa o início do fim de uma velha estrutura através de lutas, por encontrar-se nos últimos graus de signo. Todavia, de salientar, que Vénus esteve presente nesta conjunção, neste início de ciclo. Vénus, entre muitas outras coisas, representa os nossos valores, as estruturas financeiras, sejam elas pessoais ou coletivas.
Esta conjunção faz a 1ª quadratura, aspeto tenso, a 2 de Julho Marte em Carneiro, signo onde Marte ganha força, sendo o seu domicílio, a iniciativa pessoal ganha força frente aos desafios.
No meio deste ciclo, Marte faz o seu Movimento retrógrado em Gémeos, de 30 de Outubro de 2022 a 12 de Janeiro de 2023. Gémeos é regido por Mercúrio, planeta regente do ano de 2022, signo das comunicações e movimentações, dos acordos, comércio e transportes. Este signo é mental, gosta de tratar os assuntos com leveza o que pode originar distrações, mas também com agilidade. Neste período, todos estes assuntos vão ser revistos, reavaliados e analisados.
Dado ao movimento retrógrado de Marte, referenciado no paragrafo anterior, o aspeto da oposição do ciclo iniciado na conjunção de 3 de Março, acontece a 21 de Maio de 2023, Marte a 0º graus no signo de Leão e Plutão a 0º de Aquário, o uso da força de Leão, a força individual, estará a opor-se (oposição) à sociedade/s, representações de Aquário. Grandes mudanças nas sociedades vão acontecer, sendo que a tecnologia, a ciência, o progresso e a criatividade estarão em destaque.
A 2º quadratura do ciclo acontece a 9 de Outubro 2023, Marte aos 27º graus de Balança e Plutão, retrógrado, aos 27º graus de Capricórnio, de salientar que acontece no mesmo local, ou seja, nos mesmos graus e signo onde aconteceu o inicio do ciclo a 3 de Março de 2022. Balança representa o relacionamento com o outros, as parcerias e a diplomacia. Plutão retrógrado, a rever para transformar as velhas estruturas. O início do fim de um ciclo até ao início do novo ciclo (nova conjunção) a 14 de fevereiro de 2024. Marte e Plutão em conjunção em 0º de aquário que entra um novo ciclo de Plutão em Aquário por mais ou menos 16 anos, representando grandes mudanças na/s sociedade/s com liberdade, sendo uma das características de Aquário. Com Plutão, não se coloca a questão se assim o desejamos, a questão é, ou nós o fazemos, ou Plutão chega e faz.
Na minha analise, devemos aproveitar este ciclo de Marte e Capricórnio e, os últimos 2 anos de Plutão em Capricórnio, para liderarmos com determinação e coragem a nossa vida, sendo astutos e corajosos ao fazermos as mudanças de atitudes necessárias para fazer cair velhas estruturas na nossa vida, individual e em sociedade, dando lugar a novas estruturas, para quando este poderoso Plutão entrar em Aquário, dando inicio a um novo ciclo de Plutão, as novas estruturas surjam de forma inovadora e progressista. Plutão tanto origina grandes perdas, mas também grandes transformações, tanto destrói em definitivo, como constrói com grande poder e imponência. Como vai ser feito, depende de cada um de nós, depende das nossas sociedades e as estruturas que desejam construir(Aquário)!
O poder do ser humano está nas nossas atitudes individuais, que vão refletir-se nas atitudes em sociedade. Este poder é nosso!