Plutão oposição Marte e sua definitiva entrada em Aquário
Estamos a viver um momento marcante, por vários aspectos astrológicos, e sobretudo, pela entrada definitiva de Plutão em Aquário no dia 19 de novembro, cenário que não acontecia há aproximadamente 200 anos! Como consequência, este mês em particular, iremos viver a transição desta entrada, a saída de Plutão de Capricórnio, signo onde permaneceu desde 2008.
Portanto, todo o aspecto e energia que este poderoso e transformador planeta fizer, é relevante e determinante! Por esse motivo, devemos estudar bem este planeta, as suas implicações isoladamente e em conversa com outros intervenientes (planetas, luminares ou pontos importantes no Mapa Natal). Neste momento, no céu, antes de finalizar a sua saída de Capricórnio, Plutão entra em confronto direto com Marte, a criar uma mudança radical! Algo em comum que Caranguejo e Capricórnio têm em comum, é ambos representarem as estruturas familiares, da infância e do passado, levando-nos a concluir, que algo do passado deve ser, finalmente, finalizado, para que o novo, Plutão em Aquário, seja abraçado.
Neste momento em particular, novembro de 2024, Plutão é o protagonista, devido à sua saída em definitivo em Capricórnio, voltando a este, daqui a 200 anos, aproximadamente, a fim de finalizar velhas e disfuncionais estruturas da sociedade, as macroestruturas que transformam imperativamente, as micro estruturas, que na prática, são as nossas vidas em particular! Entra por fim, no revolucionário, inovador e visionário, criativo, abrupto e radical, signo de Aquário!
E de que modo a festa fique animada e entusiasmante, a entrada de Plutão em Aquário é marcada por acontecer na Lunação de Escorpião, na Lua Nova aos 9º graus deste signo, signo que rege, e do confronto que estabelece com Marte, planeta co-regente de Escorpião, tornando a sua entrada em Aquário revolucionariamente transformadora!
Para entendermos os possíveis efeitos de Plutão, é impossível não analisarmos o seu passivo, recente e longínquo.
Se analisarmos o passado, o passado vivido e os aspetos astrais verificados, podemos analisar a conjuntura presente, das nossas vidas pessoais e da conjuntura mundial, e prevermos as possíveis possibilidades, identificar possíveis desafios e também oportunidades!
As caraterísticas mais representativas de Plutão, é o seu tremendo poder, a sua intensidade e capacidade de transformação. Finaliza situações, recomeços, e representa a morte, abstratas, figurativas, literais! Tem um lado obscuro e oculto. Capacidade aguçada de estratégia e manipulação.
Nesta transição, um facto importante é as mudanças de poder na ordem mundial. O que a história diz-nos, quando um império, uma potência está em decadência, outra está em ascendência. Foi assim na primeira g.erra m.ndial, e na segunda! Como referido, em Capricórnio, foi o fim das velhas estruturas da sociedade, das potências, das quais foram transformadas e finalizadas. Em Aquário, é seguro dizer que novas ordens, impérios e potências nascem e desenvolvem-se, muitas em volta de revoluções. Se analisarmos a última g.erra mundial, havia dois focos e foi a insatisfação da sociedade que deu voz e poder às novas ordens, ideias e ideologias!
É responsabilidade de cada um de nós, como cidadãos, a quem damos voz! Muitas vezes, consideramos o novo, o desconhecido, a salvação!
Com Plutão em Capricórnio, grandes líderes caíram, grandes potenciais e instituições mundiais cederam às suas vulnerabilidades! Tivemos a mais longa governante monárquica, findar o seu legado. Grandes líderes, de poder absoluto em grandes indústrias, como a económica, empresarial, cinematográfica, musical ou da moda, viram os seus podres, segredos ocultos e perversos, expostos, e com isto, o seu poder findar!
Face ao contexto atual, geopolítico e macro estrutural, e aos aspetos planetários, é notório, que a sociedade vai-se transformar radicalmente. E quando há uma transformação na sociedade, esta transcende às nossa vidas pessoais, seja nas dinâmicas familiares, profissionais ou sociais.
Num futuro próximo, com plutão na sua máxima força em Aquário, temos dois momentos marcantes e determinantes. Em 2026, a conjunção de Saturno e Neptuno em Carneiro, novos inícios, novas ordens, novas pandemias. Em 2028, mais temido, caso a conjuntura assim permaneça e aumente o “tom”, acontece a quadratura de Saturno a Plutão em Aquário, o mesmo aspeto que aconteceu no inicio da segunda g.urra m.ndial!
Concluindo, estamos a viver um momento de mudanças estruturais, que vão ter efeitos transversais em toda a sociedade! Devemos estar preparados e conscientes, nas mudanças que desejamos contribuir, e nas que devemos estruturar nas nossas vidas.
A magia da astrologia, é oferecer uma ferramenta de conhecimento, autoconhecimento, desenvolvimento humano, pessoal, afetivo ou profissional.
O céu ilumina, mas o poder é teu!