Vénus em movimento retrógrado em Capricórnio e em conjunção a Plutão

Hoje acontece o primeiro encontro de Vénus e Plutão aos 25º graus de Capricórnio. No dia 19 de Dezembro, Vénus fica retrógrado e neste movimento, no dia 25 de Dezembro,  volta a encontrar-se no mesmo grau com Plutão, finalizando a conversa a 3 de Março de 2022, já com Vénus no seu movimento direto.

 

Este encontro tornar-se importante por vários fatores. Vénus é o regente do ano até Março de 2022. Desde Março de 2021 até Março de 2022, a nossa atenção, subtilmente, por vezes inconscientemente tem estado direcionada para os nossos valores, sejam eles materiais e financeiros, ou afetivos, os relacionamentos importantes que fazem parte da nossa vida.

Com Vénus retrogrado de 19 de Dezembro a 29 de Janeiro, o planeta dos valores vai rever o estado dos seus assuntos.

Nesta revisão, o momento mais relevante é a conversa profunda com Plutão, aquele que destrói o que não serve a fim de iniciar algo novo. Plutão, por onde passa e com quem se encontra, cria crises, traz à superfície as verdades escondidas, os assuntos tabus, aqueles assuntos que sempre estiveram presentes, mas por algum motivo não lidámos com eles. 

 

Pois bem, a conversa de Vénus e Plutão é feita na casa de Capricórnio. 

Vénus representa o desejo em relacionar-se com o outro, de criar parcerias com os outros. Em Capricórnio, pretende relacionamentos que trazem segurança, sérios e comprometidos. Com Plutão, os relacionamentos ganham profundidade. Ou seja, relacionamentos sérios, estáveis, profundos e entrega plena, é o que esta conversa sugere!

Vénus e Capricórnio trabalham na direção de construir um relacionamento sólido, reconhecido perante a sociedade. Capricórnio quer realizações. Neste signo, há a possibilidade forte de realizações concretas! Casamento, sim!

 

Embora haja a possibilidade de solidez, Plutão, vai esmiuçar os valores presentes no relacionamento a fim de entender se vale a pena o compromisso. Este planeta vai às profundezas e, neste momento, quer saber que valores fazem parte da estrutura da relação.

Plutão representa os assuntos ocultos, profundamente íntimos, a sexualidade e a intimidade. Investiga minuciosamente a psique humana, o funcionamento da mente nas suas profundezas. Representa as crises existenciais, aqueles momentos que vamos ao fundo do poço, com perdas emocionais ou materiais, e reinventa-se, nasce de novo revigorado, renovado. Destrói para nascer de novo! Quem tem no mapa natal Plutão forte no mapa, tem grandes capacidades de regeneração em tempos de crise pessoal.

A manifestação pode ser sentida de várias formas.

Num relacionamento existente, pode haver a necessidade de transformar o modo de nos relacionarmos. Com a energia de finalizações de Plutão, mediante as revisões do período de retrogradação de Vénus, a finalização de um relacionamento que não tem a sua base bem estruturada, com valores sérios e ambiciosos, pode acontecer de forma definitiva!

Se a energia não estiver a ser bem canalizada, sendo que Plutão tem um lado negro de manipulação, ciúmes, obsessões e a necessidade de impor o seu poder ao outro, pode constatar que está num relacionamento tóxico e abusivo. Esta energia pode manifestar-se num relacionamento existente ou num novo relacionamento iniciado neste período. Cabe a cada um identificar os valores presentes e não permitir a manipulação por parte do outro.

Em outros casos, no período de reavaliação, os efeitos podem ser positivos, e relacionamentos podem ser regenerados, tendo uma nova oportunidade. O poder de Plutão pode ser manifestado como empoderamento pessoal, sabendo o que quer, empodera-se!

Amores antigos, mal resolvidos, que tenham sido intensos e profundos, podem agora nascer de novo! Haja coragem e audácia para os transformar!

Outros, pode ser o momento decisivo de ganharem profundidade, coesão, estrutura. Um reconhecimento de realizações conquistadas!

Relacionamentos iniciados neste período, são intensos e profundos, mas também sérios e estruturados. A parceria entre as duas pessoas deseja construir algo sólido!

 

Embora os relacionamentos sejam esmiuçados, é a oportunidade perfeita de fazer uma limpeza aos mesmos. O que é estável, profundo e estruturado, realiza-se. Os relacionamentos que não tiverem presentes os valores Capricornianos, Plutão destrói. Plutão não se contenta com pouco!

 

Bem, mas não é só os relacionamentos que Vénus representa. Entre a arte e a beleza, o feminino, os desejos e os prazeres, Vénus representa os valores materiais, a nossa vida financeira, seja individual ou coletiva. Tanto Vénus como plutão, cada um à sua maneira, representa as instituições financeiras e o seu poder perante a sociedade.

 

O poder económico ganha relevância com esta conjunção. Pode ser um momento decisivo e transformador na área financeira.

 Em bom aspeto no mapa, pode originar ganhos financeiros de forma transformadora com possibilidade de transformar a vida financeira. Do contrario, perdas avassaladoras podem acontecer. No entanto, a capacidade de regeneradora individual é que vai determinar os efeitos da perda ou do ganho.

Assuntos financeiros pendentes podem ter a sua finalização. Aquele negócio que não estava a dar os resultados desejados, pode agora surpreender!

Pode ser a oportunidade de mudar a nossa realidade financeira. Para gerar riqueza, há que criar valores, transformar esses valores em algo sólido. Como exemplo, se estou a investir em estudar  e especializar-me numa área em concreto, como é que vou utilizar esse valor adquirido e transformar em valor sólido, financeiro? Não vai ser o diploma ou a teoria que vai pagar as contas. Será sim a forma como vou utilizar esses mesmos valores.

Se pretendo comprar uma casa, que valores utilizo no dia-a-dia para que essa realidade aconteça? Administro o meu dinheiro de forma séria, com rigor mas com audácia e ambição? Em termos práticos, não há que estar em modo de escassez, em não gastar e a pensar que só assim vai conseguir comprar a casa. Provavelmente está sempre em escassez e esta sempre a gastar.

Eu diria, não te preocupes em gastar, preocupa-te é em ganhar e para isso acontecer utiliza os teus valores pessoais da forma certa. Desta forma, irás gerar riqueza e transformas a tua realidade financeira de forma sólida e não volátil.

 

Transformações estruturais nas instituições financeiras podem ser sentidas. Mas não só, também a forma de valorização de um valor. Entidades patronais podem ter que alterar o vosso sistema de pagamentos aos serviços prestados por outros, seja de colaboradores, parceiros ou clientes. A lei laboral nesta matéria pode ser alterada. Este encontro de Vénus e Plutão em Capricórnio, pode ser o impulsionador de novas estruturas financeiras, com novos cálculos de retribuição e gestão financeira.  

Seja nas grandes instituições, seja na nossa empresa familiar ou micro negócio, estas transformações devem ser feitas, de forma estruturada.

Mundanamente, numa visão global mas também individual, nos dia de hoje, ao que damos nós valor? O que valorizamos?

Desde o inicio da Pandemia, será que agora damos o valor devido à liberdade que tínhamos?

Hoje, dás mais valor à tua família, à tua saúde, ao conforto da tua casa ou à tua pátria?

Depois do ano do Sol, ano de 2020, o ano que fomos obrigados a olhar para nós, para a individualidade pessoal e intransmissível, neste ano de 2021, ano de Vénus, é o ano para darmos atenção aos nossos valores, sejam eles afetivos ou materiais!

 

 

Importante nesta fase, questionar se estamos a valorizar os valores certos. Que valores estamos a valorizar! Quais os valores que são importantes à nossa individualidade.

Questionarmos também que mudanças desejamos nos nossos relacionamentos. O que desejas mudar? Estas a fazer as tuas mudanças internas antes de exigires isso ao outro?

Vénus em capricórnio deseja seriedade, compromisso e a capacidade de comprometer-se com profundidade, seguro de si, apoderando-se das suas certezas.

Plutão revela, quer verdades! Procura a tua verdade escondida, os teus valores mais profundos e só depois revela ao outro o que desejas de verdade.

O processo pode ser duro, denso, transformador e catalisador, mas também regenerador.

Por vezes a perda pode ser o inicio do ganho! Pontualmente, é necessário perder para dar valor aos valores certos! É necessário transformar e fazer diferente.

O que queres de verdade?

 

O céu ilumina, mas o poder é teu!

Anterior
Anterior

A Astrologia como ferramenta de suporte ao desenvolvimento da vida Profissional e Empresarial

Próximo
Próximo

Netuno Direto - Lidar com a Realidade