Ano da dupla regência de Saturno – 20 de Março de 2024 a 19 de Março de 2025
No dia 20 de março, iniciamos o novo ano astrológico. O seu início acontece, todos os anos, quando o Sol entra em Carneiro, no primeiro signo do zodíaco. Desde 2017 que vivemos dentro da regência maior de Saturno. E todos anos, aquando da entrada do Sol em Carneiro, temos o regente menor, regente do ano. A atual regência é da Lua, que termina a 19 de Março. A 20 de Março de 2024 iniciamos a regência anual de Saturno, originando a dupla regência deste planeta. Podemos esperar um ano de provações, responsabilidades, desafios, compromissos, consolidações de estruturas e as duras lições de Saturno.
Ambos regentes concentrados em impor limites, assumir responsabilidades, de ter a responsabilidade de criar estruturas, governamentais, sociais, económicas, profissionais, empresariais e familiares, porque Saturno diz respeito a todas as estruturas existenciais, no coletivo e no individual, que permitem ordem e estabilidade na sociedade. Por isso representa o passado e a autoridade, aquele que nos impõem a mesma, seja o pai, a mãe, o governo, o patrão ou o chefe. Por isso, representa governos e grandes líderes e lideranças. O sistema político e económico da sociedade. As estruturas da sociedade, bem como, as estruturas individuais que cada um cria.
A regência anual que finda a 19 de março, a Lua, com o regente maior Saturno, tem vindo a demonstrar as lacunas e responsabilidades com as estruturas básicas dos cidadãos (lua) e das sociedades (Saturno). Das lutas de poder (Saturno) de cada nação (lua). Questões de desafios às estruturas de políticas de habitação (lua) em várias sociedades desenvolvidas (saturno). As responsabilidades (saturno) e as necessidades familiares (lua).
Saturno representa a autoridade, governos e grandes empresas. As estruturas económicas e profissionais. Os limites, responsabilidades, rigidez e desafios. As estruturas essenciais, não fosse este planeta regente dos ossos, dentes e pele, a estrutura do nosso corpo. Rege o tempo e a maturidade. Mas no fundo o que Saturno pretende é lideranças eficazes na criação de estruturas sólidas, seja nos governos e instituições, seja nas grandes empresas que lideram o tecido empresarial das sociedades. E a nível pessoal, a construção de sólidos pilares na estrutura individual.
Saturno não tolera incompetência e irresponsabilidade!
Este ano, Saturno vai auditor estas estruturas. Para muitos, pode ser o ano da culminância de objetivos concretizados. Para outros, o ano das duras dificuldades. Onde Saturno verificar falta de trabalho, estrutura, competência e responsabilidade, será implacável e austero. Onde verifique estrutura, consistência, rigor e responsabilidade, ele consolida de forma firme.
Estando esta energia potencialidade, temos a oportunidade de estruturar, consolidar, realizar! Contudo, Saturno é lento, cauteloso e astuto, um opositor e ao mesmo tempo um complemento às nossas necessidades (lua) e ao nosso brilho pessoal (Sol), tendo em conta que Saturno rege Capricórnio, signo que está em oposição a Caranguejo, signo que a lua rege, e Aquário, signo que é oposto a Leão, signo que o Sol rege, portanto, os resultados podem levar tempo.
No contexto mundial, o momento é decisivo e desafiante em vários estruturas e lideranças, onde pode ser alcançado o sucesso, constatando-se a sua importância e contributo na sociedade, ou o seu pleno fracasso!
No contexto pessoal, o passado, ou a falta de responsabilidade no mesmo, podem trazer desafios e dificuldades. A profissão e a carreira serão uma prioridade e temos a oportunidade de consolida-la. Saturno deseja conquistar através do trabalho, num compromisso determinado na consolidação da carreira. Contudo, a estrutura familiar, as suas necessidades, exigências e responsabilidades, também pode tornar-se uma prioridade. Seja para criar um ambiente familiar seguro, estruturado e estável. Ou sentir as cobranças da falta de presença, da distância entre a família e o trabalho.
Embora possamos sentir limitações, atrasos, desafios e responsabilidades, o ano é oportuno a construir algo sólido a longo prazo, sem desculpas, do passado ou dos erros praticados, dos desafios, normas ou condicionamentos da sociedade. De facto, pode ser o ano das cobranças. O passado vai ser auditado, e no presente, recompensado ou dificultado. O processo exige esforço, entrega, comprometimento, resiliência e trabalho.
Saturno é mestre em proporcionar lições de vida e fornecer maturidade.
Neste momento, Saturno encontra-se em Peixes, a dar-nos um choque de realidade, a indicar-nos onde temos que ter consciência e lidar com a realidade com objetividade, a fim de podermos construir estruturas consistentes no tempo, transmitindo segurança e estabilidade.
A título individual, devemos verificar onde temos Saturno no Mapa Natal, quais casas/assuntos rege. E verificar onde encontra-se Peixes, posicionamento onde Saturno está a colocar a sua influência (ver publicação de Saturno em Peixes) e quais aspetos faz com pontos importantes e planetas do Mapa Natal.
A vida profissional e carreira, estará em destaque, sendo um ano importante em solidificar ou criar estruturas, os pilares profissionais que dão consistência ao nosso ser. Segurança material e financeira, realização pessoal através da carreira. Para determinadas pessoas, podem sentir os desafios em não ter uma estrutura profissional. Os desafios, pela falta de empenho, trabalho e responsabilidade. Aquele momento da vida onde questionamos onde está a realização profissional! Onde encontra-se a estrutura profissional! Os méritos e reconhecimento!
Para os que tem feito o seu trabalho bem estruturado, vão obter resultados, e não necessariamente porque tenham trabalhado mais. Podem alcançar consolidações, reconhecimento, status e liderança.
Para quem ainda não é, vai ser desafiado a ter a audácia de ser líder da sua carreira, seja em que circunstância for. Como ser um chefe ou patrão, e não necessariamente liderar. Pode ter poder, mas não liderança. Ou aquele que trabalha em modo de escassez, considera que precisa desse trabalho, não considerando que a necessidade é mútua, esta pessoa precisa do trabalho, do mesmo modo que o trabalho/empresa precisa dela.
O mesmo acontece no tecido empresarial. Empresas a sentirem fortes desafios pela falta de consistência, de frágeis estruturas, fracas lideranças que originam falta de responsabilidade. Outras, após sacrifícios, astúcia, resiliência, rigor e responsabilidade, obtêm a merecida conquista de resultados, com sólidas estruturas alcançadas.
Face à revolução tecnológica e científica que Plutão está a potencializar em Aquário, à escassez de recursos que Úrano em Touro tem desencadeado, com a dupla regência de Saturno, é um ano de estruturação. Provavelmente, líderes e administradores terão que tomar decisões difíceis. Outros chamados à responsabilidade pela sua falta de eficácia ou responsabilidade.
Um ano onde empresas vão estruturar-se, provavelmente abrandar o crescimento e reduzir custos, a fim de consolidar-se. Todavia, podem trazer desafios à sociedade, como por exemplo, através de despedimentos.
Em resumo, um ano para impormos a nossa autoridade, colocar limites e definir metas com objetividade! Demonstrar e aplicar a capacidade de liderança e autonomia, com paciência e resiliência, sem confrontos ou imposições de poder. Liderar com astúcia e perseverança, mas com humildade e elegância!
Este ano, é o ano em que devemos analisar friamente e objetivamente onde está a faltar-nos estrutura! O que devemos estruturar! Entenda-se “estrutura” como pilar de consistência e segurança, seja esta material, física, profissional e financeira, familiar ou a falta de estrutura emocional! Sendo distinto para cada um de nós.
E venha o mestre Saturno para ensinar-nos!